sexta-feira, 18 de novembro de 2011

THOMAS, O GÉNIO DA LÂMPADA


Thomas nasceu há muitos anos, na América. Era um menino que tinha uma cabeça bastante grande e não conseguia ficar quieto.
Quando foi para a escola, era um aluno muito agitado que não conseguia aprender as lições e fazia perguntas sem parar. Pouco tempo depois, o professor chamou os pais e disse-lhes que o Thomas não conseguia aprender.
Naquela altura, os meninos que tinham dificuldades em aprender não podiam ficar na escola. Por isso, Nancy, a mãe do Thomas tirou-o da escola quando ele tinha sete anos e ensinou-o em casa.
Só quando já tinha 12 anos é que ele começou a ler. Mas o que ele gostava mesmo era de ir para a cave e fazer experiências. Fazia tantas experiências que às vezes provocava explosões e incêndios em casa. Ao contrário das outras crianças, ele só queria descobrir como as coisas funcionavam e gostava de inventar coisas.
Aos 12 anos começou a trabalhar numa estação de comboios. Vendia jornais, sandes, doces e frutas aos passageiros.
O Thomas foi crescendo e quando tinha 14 anos, um problema que ele tinha nos ouvidos agravou-se e ele ficou surdo. Não se sabe muito bem o que aconteceu, mas pensa-se que ele teve alguma doença que fez com que deixasse de ouvir bem e que foi agravada por uma explosão numa carruagem de comboio onde ele tinha montado um laboratório.
Mesmo assim, a vontade de descobrir coisas novas e de inventar aparelhos fez com que Thomas se tornasse num homem muito importante.
O Thomas inventou uma caneta especial que quando escrevia fazia pequenos furos no papel e depois com um rolo de tinta podia-se fazer muitas cópias
Também foi ele que inventou o primeiro aparelho capaz de gravar a voz das pessoas para depois se ouvir. Chamava-se fonógrafo, mas Thomas gostava de lhe chamar “máquina de falar”. Esta foi a sua invenção favorita.
Mas a invenção porque ele é mais conhecido, é uma coisa que usamos todos os dias e nem pensamos muito nela: A lâmpada eléctrica.
Todas as sua invenções – e foram mais de mil – tornaram-no num dos homens mais ricos da América.
O menino que ficou surdo e que tinha tantas dificuldades na escola tornou-se um grande inventor e um cientista famoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário