sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MENINOS DIFERENTES DE MIM

Há tantos meninos diferentes de mim!
Os meus olhos verdes, o meu cabelo castanho, a minha pele rosada, são semelhantes aos olhos verdes, cabelo castanho e pele rosada de um monte de meninos que mesmo assim são diferentes de mim.
Conheço a Yelina. Nasceu na Rússia e veio para o meu país quando ainda era bebé. Tem um longo cabelo louro que está sempre enfeitado com flores. Acho que as meninas russas gostam muito de usar o cabelo enfeitado. Tem os olhos azuis e a sua pele é muito clara. Às vezes fica com as bochechas vermelhas, quando corre muito ou fica envergonhada. Tal como eu.
Conheço o Abdul. Os pais nasceram na Guiné-Bissau. A sua pele é escura como o chocolate amargo e o cabelo é muito encaracolado. Tem os olhos pretos e o nariz um bocadinho achatado. Quando está contente e sorri, mostra os seus dentes muito brancos. Tal como eu.
Conheço a Joana. Fala uma língua diferente da minha. Chama-se língua gestual. A Joana é surda e essa é a língua especial com que falam as pessoas surdas. Quando brincamos é importante que eu fale voltada para ela, com a luz a incidir no meu rosto, para que ela possa ler os meus lábios. E eu já aprendi algumas palavras da língua dela. Assim é mais fácil brincarmos juntas. A Joana tem os olhos verdes e o cabelo castanho. Tal como eu.
Conheço o Gurnor. Nasceu na Índia. É muito moreno e tem o cabelo muito negro. Às vezes tem dificuldade em falar a minha língua mas está a aprender palavras novas todos os dias. Contou-me que no seu país as mulheres usam jóias muito bonitas e vestem um vestido longo muito colorido. Chama-se Sari. O Gurnor gosta muito de histórias de aventuras. Tal como eu.
Conheço o João. Ele costuma ajudar-me quando tenho dificuldades na matemática. O João fica um bocado aflito quando precisa de ler. Parece que o cérebro dele funciona de uma maneira especial e as letras e as palavras pregam-lhe partidas de vez em quando e fica muito difícil. Por isso sento-me ao pé dele na sala de aula e ajudamo-nos um ao outro. O João participa sempre nas peças de teatro da escola. Tal como eu.
Conheço o How. Os pais dele vieram da China. A sua pele é um pouco mais amarela do que a minha e tem uns olhos tão engraçados! Parece que estão sempre a rir. Fala uma língua estranha e gosta muito de shop sui de galinha. Tal como eu.
Conheço a Carolina. Quando ela nasceu os pais perceberam que alguma coisa tinha corrido mal enquanto ela esteve na barriga da mãe. Chama-se Trissomia 21. A Carolina tem um cabelo muito liso e os olhos um pouco diferentes e algumas coisas são difíceis para ela. Às vezes precisa de ajuda para fazer as tarefas na escola. Tal como eu.
Conheço o António. Vive num acampamento juntamente com a sua comunidade cigana. Canta umas canções muito diferentes e dança muito bem. Para os ciganos a música é uma coisa muito importante. O António diz que à noite cantam e dançam junto da fogueira. Deve ser mesmo divertido! Mas ele também gosta muito de jogar futebol. Tal como eu.
Conheço a Basma. Veio do Egipto com os pais e a irmã. Usa uma grande trança no cabelo. A Basma não come carne de porco. Ela contou-me que é por causa da sua religião. Descobri que ela adora andar à chuva. Tal como eu.
Conheço muitos meninos diferentes de mim. Mas todos os dias descubro que eles são parecidos comigo. Andam na escola, gostam de ter amigos e de vez em quando precisam de ajuda de alguém. Tal como eu.

Ana Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário