sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A ESCOVA NOVA E A PASTA BASTA!

Na prateleira da casa de banho lá estavam, lado a lado, a escova Nova e a pasta Basta! A escova Nova tinha-a comprado a mãe, com bonecos e tudo, para ver se o Tomás se lembrava de lavar os dentes depois das refeições e antes de ir para a cama. Mas, sobretudo na hora de dormir, o Tomás tinha sempre tanto sono que lhe faltava a vontade e lá se deitava com todos aqueles restos de comida do jantar presos nos seus dentinhos de leite. Quando, de vez em quando, se decidia a lavar os dentes, punha tanta pasta em cima da escova Nova que a mãe tinha de dizer sempre:
- Basta! Não é preciso tanto pasta!
Ainda por cima, como todos os meninos, o Tomás gostava muito de comer doces, coisa que, todos sabemos, não faz nada bem à saúde e especialmente aos dentes! O que o Tomás não sabia era que à noite, enquanto ele dormia, apareciam uns monstrinhos que adoravam dentes cheios de comida, quanto mais doce melhor. Tinham mesmo uma predileção por gomas e caramelos… Chamavam-se Cáries e se ele os pudesse ver teria ficado muito assustado. Eram mesmo feios e cheiravam tão mal que os dentes até se encolhiam todos quando os viam aparecer!
Um dia, estava o Tomás a tomar o pequeno-almoço logo de manhãzinha, quando de repente parou de comer e levou a mão à bochecha esquerda, com um ar muito infeliz:
- Dói aqui!
A mãe, preocupada, foi ao pé dele:
- Vamos, abre a boca e deixa-me ver o que se passa.
O Tomás abriu a boca com dificuldade e a mãe olhou lá para dentro.
- Céus! Hoje não vais à escola. Vamos já ao dentista! - É que a mãe reconhecia muito bem os monstrinhos dos dentes e percebeu que eles tinham atacado o Tomás.
O dentista tratou com tanto cuidado o dente doente que o Tomás quase não sentiu nada. Depois, sentou-se ao pé dele e explicou-lhe muito bem tudo o que sabia sobre as Cáries e a forma de impedir que elas atacassem os nossos dentes.
Ao sair do dentista, o Tomás já tinha decidido o que ia fazer daquele dia em diante. Por causa da sua preguiça, tinha faltado à escola e não tinha podido brincar com os amigos, já para não falar da dor de dentes horrível que tinha tido!
Agora, todos os dias depois das refeições e antes de ir para a cama, põe a escova Nova a trabalhar tanto que ela já não está tão nova como isso. Mas como gosta muito do sabor a morango da pasta, a mãe tem de repetir todas as vezes:
- Basta! Não é preciso tanta pasta!

Ana Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário